INSEGURANÇA

Sentimento diretamente ligado a autoestima e que tem origem normalmente na infância.

A formação de uma criança/adulto se dá pelo trabalho desempenhado de forma triangular, cujo personagens principais são pai e mãe, resultando no filho.

Palavras negativas liberadas como: você é burro, não dá pra nada, não vai conseguir... Ou as comparações: o fulano é mais inteligente que você, a beltrano é mais esperta... Isso tudo se transforma em sentimentos de medo, dificuldade de escolha, decisões, busca da aprovação do outro, se encaixar no "padrão", resultando em INSEGURANÇA!

Uma criança insegura reflete um adulto inseguro e isso traz inúmeros prejuízos, emocionais, pessoais, interpessoal e até profissional, já que a falta de segurança traz dúvidas e medos quanto a decisões, opiniões ou escolhas.

O que fazer então?

Deixo como sugestão os seguintes exercícios:

1) Se conheça! Sim, você! Seus gostos, seus desejos. Se pergunte o porquê de você gostar do que gosta. Será que você gosta porque gosta ou porque as pessoas dizem gostar? Pense nisso!

2) Saia com sua família ou amigos e escolha o que você quer comer ou beber, não deixe que as pessoas escolham por você, por um sentimento de vergonha ou de não se sentir aprovado.

3) Comemore cada feito realizado! Cada atitude, cada comportamento superado! Isso te trará confiança!

4) Se aceite! Aceite que TODOS tem pontos positivos e também negativos, portanto você não precisa se sentir menos que os outros!

Agora um conselho valiosíssimo para os pais:

Libere palavras de afirmação para seus filhos! Reafirme quão importante eles são, e que nada e ninguém poderá mudar isso! Profetize que serão pessoas bem sucedidas, que farão diferença na geração deles!

Comemore uma atividade como, arrumar a cama, guardar o brinquedo, levar o lixo pra fora. Mostre o quanto eles colaboram para o bem estar de toda família com a contribuição! Incentive seus filhos! Valorize seus filhos! Nós somos responsáveis diretos pelo adulto que está chegando!