COOKED - Michael Pollan 

Hoje vou falar sobre um documentário em série que estou encantada pela forma com que o jornalista e também ativista famoso, MICHAEL POLLAN aborda a relação de afetividade que nós, seres humanos temos com o alimento. "COOKED" traz para nós muitas reflexões, e se existe uma em especial, posso dizer que é o fato de não deixarmos de preparar nossa comida para nutrir quem amamos. O cozinhar é uma forma de derramar amor!

POLLAN, que se inspira em seu próprio livro, "Cozinhar, uma história natural de transformação", mostra como o alimento faz parte de uma cultura, de um ecossistema completo e sendo assim, não dá para trata-lo como fonte apenas de nutrientes e calorias.

Ele aborda de forma quase poetica os 4 elementos (terra, ar, fogo e água) e suas importâncias na nossa alimentação.

Nos faz pensar sobre como ocorreu um aumento de programas culinários enquanto que diminuímos o tempo e frequência em que cozinhamos. O quanto terceirizamos esse ato e o quanto deixamos, pela desculpa da falta de tempo, alimentos processados, congelados, entrar nas nossas mesas.

Ele trouxe dados que precisamos analisar com muita atenção! Quanto menos cozinhamos, mais cresce o número de pessoas obesas e diabéticas.

Me lembro que em abril desse ano, eu estava fazendo a cobertura do bolo de aniversário do meu marido e pensando o quanto terceirizamos hoje em dia o bolo, os docinhos, a comida... Me deparei com uma alegria já esquecida de fazer um bolo especial (para mim, todas preparações culinárias são especiais). Agradeci a Deus pelo bolo e me comprometi em fazer mais.

Quando falamos sobre construir memórias, falamos do bolo da vó, do café da tia, dá especialidade da mãe, da família reunida. Quais memórias estamos deixando para nossos filhos e netos?

Recomendo vocês assistirem esse documentário junto a sua família e conversarem a respeito, trocarem ideias, falarem sobre o que cada um pensa sobre nosso estilo de vida atual tendo esse conhecimento.